Museum de história natural

Museum de história natural

O primeiro museu da Reuniao

Situado no Jardim do Estado, jardim botanico de aclimatizaçao fundado pela Companhia das Indias, o Museu de Historia Natural ocupa as salas do Palacio Legislativo construido em 1834 para abrigar o Conselho Colonial.

Este reunia-se até 1848 onde tornou-se no Conselho Geral e chegou ao Hotel do Governo, a atual Prefeitura. Sob a instigaçao do Presidente da Câmara Municipal de Saint-Denis, Gustave Manès, o Governador Hubert Delisle decide da criaçao do Museu de Historia Natural inaugurado no dia 14 de Agosto de 1855.

E o primeiro museu fundado na Reuniao. Foi classificado em 1961 por causa da importância et do interesse das suas colecçoes.

Uma architectura neoclàssica

O edificio compõe-se do corpo principal edificado em 1834-1835 e, no seu alinhamento, de dois pavilhões laterais construídos no início do século XX. A fachada, no eixo perspectivo do caminho do Jardim e da rua de Paris, é dotada com um portico de estilo Dórico colossal com frontão triangular suportado por quatro colunas volumosas.
Dentro, a sala principal abre-se sobre o andar por uma galeria em varanda de época Napoléon III°, apoiada por uma colunata de vigotas em ferro de elenco e acessivel através de duas escadas em caracol. Este belo edifício de arquitectura civil assim como o Jardim do Estado, conta entre os primeiros edifícios reunionenses classificados como monumentos históricos.

As três missoes do museu

As colecçaoes

Desde a sua abertura, o Museu de Historia Natural beneficiou duma doaçao do Museu Nacional de Historia Natural de Paris que enriqueceu-se até o final do seculo XIX graças as expediçoes conduzidas pelo primeiro conservador Auguste Lantz. Estas conduziram-o em Madagascar, nas Seychelles e nas ilhas Sao-Paulo e Amsterdao. Uma politica de trocas de colecçoes com museus nacionais mas também com museus de Holanda (Leyden) ou australianos permitiu mostrar aos Reunionenses a fauna do mundo inteiro.

Hoje, o Museu continua de se enriquecer de colecçoes que servirao de referencia para a zona Oceano Indico ocidental.

Numa natureza em completa transformaçao, o Museu de Historia Natural jà nao so é o jardim dos tesouros desta natureza mas faz um papel essencial de testemunha e de memoria na evoluçao da biodiversidade.

A exposiçao permanente do museu esta consagrada à fauna das ilhas do Ocenao Indico ocidental

Devido à seu isolamento oceanico, as ilhas do Oceano Indico ocidental abrigam especies que evoluiram atravès os tempos para tornar-se endémicas, que nao se acham em nenhuma outra parte.

Pela sua superfície e sua idade, a Madagáscar, terra destacada do continente africano, possui uma flora e uma fauna muito ricas que frequentemente serviu de cepa às espécies das ilhas vizinhas.

Uma flora e uma fauna originais e únicas

O povoamento destas ilhas foi feito amiude de maneira acidental, usando principalmente duas vias de acesso :

Assim, criaram-se comunidades biologicas originais com equilibrios frageis minados pela chegada do homem acompanhado de porcos, caes et ratos.

Alem disso, a insularidade desenvolveu algumas particularidades

As exposiçoes temporarias

O museu realiza exposições anuais sobre varios temas que realçam as coleçcões conservadas nas reservas. Estas são apresentadas no salão principal do rés-do-chao do edifício.

O Centro de Documentaçao Cientifica

Podem ser consultados no sitio mesmo :

 

Museum de história natural

Muséum d’Histoire Naturelle
1, rue Poivre
97400 Saint-Denis

CONTACToS

T : 02 62 20 02 19
F : 02 62 21 33 93
www.cg974.fr

HORARIOS

9 h 30 - 17 h 30
de terça feira até domingo